Antes de começar a apresentar as opções, uma transmissão de reposição é essencial quando você opta por permanecer NA (naturalmente aspirado) ou seguir a rota FI (injeção forçada).
As transmissões de reposição atuais disponíveis:
1. Dr. EVil com LSD (US$ 4.000)
2. Unidade menos cara (empresa diferente) está sendo produzida/testada
J30A1 personalizado (Accord V6) - aplicação turbo:
Opção 1: bloco/cabeçotes/IM/TB J30A1 originais
Opção 2: bloco J30A1 original/cabeçotes J32A2/coletor superior/inferior J32A2/TB J32A2.
Se eu começasse tudo de novo construindo o bloco personalizado com pistões JE forjados (9.0:1) e bielas Crower, juntamente com camisas de ferro personalizadas e um novo virabrequim, eu definitivamente escolheria o caminho turbo.
Para começar, a baixa compressão e os componentes internos mais fortes do que os originais podem suportar até 20 psi ou mais. O atual supercharger Comptech com o soprador fornecido (modelo Eaton/Magnuson MP62) está praticamente atingindo o máximo em 10-10,5 psi, por isso é limitado na geração de mais impulso, se desejado. Para utilizar o impulso extra, a próxima atualização pode ser o modelo MP90, que a CT não vende e pode ser adquirido diretamente dos distribuidores Eaton/Magnuson. No entanto, instalar a unidade é o grande problema, pois ela é mais larga que a MP62 e também é necessário modificar a entrada/saída para funcionar corretamente. Com isso em mente, se feito corretamente, essa unidade pode girar o suficiente para gerar até 15-16 psi. Assim, na minha opinião, o MP90 está fora de questão e o dinheiro necessário para que isso aconteça (~US$ 2.500) pode ser investido em uma aplicação turbo personalizada para utilizar o impulso extra.
A propósito, escolher o bloco AV6 original é uma opção menos cara, pois tudo o que você precisa fazer é manter seu bloco e pedir apenas camisas/pistões/bielas personalizados e um novo virabrequim original forte. Ouvi do meu instalador, bem como de outros mecânicos da Acura/Honda, que a Honda produz um virabrequim incrível, então isso é para guardar.
Agora, voltando ao turbo. O turbocompressor de rolamento de esferas único da Garrett é o caminho a seguir com o modelo GT35. Ele produz impulso total a partir de 2600 rpm até a linha vermelha. Todas as outras opções dependem do proprietário e/ou da oficina que o fará.
Agora, as famosas perguntas sobre cabeçotes e coletores:
Novamente, a maneira menos cara é manter os cabeçotes originais, o coletor original (superior/inferior) e furar o TB (corpo de borboleta) original de 60 mm para 4 mm ao adicionar o turbo. A troca de came J32A2 vai ajudar um pouco, mas eu não mudaria o ponto VTEC x, apenas deixando como está.
A outra opção, que é ótima, é obter cabeçotes J32A2 (CL-S/TL-S), coletor inferior (base do injetor)/superior (coletor de admissão) e TB J32A2. Os ganhos aqui são ótimos em média e alta rotação. Mesmo se você fizer uma troca de came J32A2 nos cabeçotes J30A1, os ganhos ainda serão menores, pois os J32A2 têm válvulas de admissão maiores, juntamente com corredores/portas de admissão de formato redondo maiores, portanto, o fluxo de ar será significativamente maior, gerando potência extra. Além disso, o TB J32A2 original de 66 mm pode ser portado para 70-71 mm, obtendo ainda mais ganhos.
Esta opção também é perfeita para escolher blocos J32A2 (3.2L) ou J35A* (3.5L)
Porting e polimento
Na minha opinião, os cabeçotes/coletor J30A1 não valem a pena, pois com o dinheiro gasto os ganhos serão mínimos. Isso também se aplica aos cabeçotes/coletor J32A2, pois vi no fórum cl pessoas ganhando muito pouco com o dinheiro gasto.
Juntas
Se estiver usando cabeçotes/coletor originais basta obter os kits de juntas originais. Tanto o kit de juntas do cabeçote DIANTEIRO (US$ 171,48) quanto o kit de juntas do cabeçote TRASEIRO (inclui IM também - US$ 83,96) podem ser comprados em hondaautomotiveparts.com (esses preços são baseados no AV6 2002). Além disso, ambos os kits incluem 2 juntas do cabeçote que você coloca no bloco e parafusos nos dois cabeçotes. Além disso, recomendo obter novos prisioneiros do cabeçote (16), pois eles tendem a esticar com o calor adicionado, especialmente quando você planeja adicionar supercharger ou turbo (item chamado PARAFUSO-ARRUELA (12X163) e com preço de US$ 5,38 no mesmo site). A APR faz ótimos prisioneiros do cabeçote, no entanto, ainda não estão disponíveis para nossos carros.
Ao usar cabeçotes/coletor J32A2 (CL-S/TL-S) você obviamente precisa deles.
Tanto o kit de juntas do cabeçote DIANTEIRO J32A2 (US$ 136,66) quanto o kit de cabeçote TRASEIRO J32A2 (IM incluído também - US$ 119,77) podem ser comprados em acuraautomotiveparts.org (esses preços são baseados no CL-S automático 2003). Novamente, ambos os kits incluem juntas de cabeçote importantes e, caso você precise delas como um item separado, o preço é de US$ 27,30 cada (precisa de 2). Além disso, lembre-se de obter novos prisioneiros do cabeçote, conforme explicado no parágrafo acima. Os prisioneiros do cabeçote necessários são 16 (8 para cada cabeçote), eles são chamados de "PARAFUSO-ARRUELA (12X163)" e o preço é de US$ 5,91 cada no site acuraautomotiveparts.org mencionado acima. Além disso, você precisará comprar 6 novos injetores de combustível CL-S classificados em 270cc contra 250cc no AV6 e corpo de borboleta CL-S/TL-S (corpo de borboleta).
Lembre-se de que sua ECU original controla tudo.
Finalmente, o torque da linha não seria nada espetacular até que seu turbo entre em ação

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Vantagem:
Os componentes internos personalizados fornecem o melhor potencial de impulso para o turbo (assumindo uma relação ar/combustível segura).
Desvantagem:
a. Os pistões J30A1 precisam ser modificados (remoção de metal dos bolsos das válvulas) para ter folga para as grandes válvulas de admissão J32A2. Isso precisa ser feito apenas se você planeja adicionar cabeçotes J32A2, etc.
Especificações atualizadas das válvulas:
J30A1 '98-02 AV6: 34mm/29mm (admissão/escape)
J32A2 '01-03 TL-S/CL-S: 36mm/30mm
b. O torque é um pouco menor que o J32, mas não significativo como o J35.
Resumo: Se planeja adicionar turbo no bloco J30A1 original - pistões/bielas de baixa CR personalizados são obrigatórios. Se as camisas estiverem em más condições, elas precisam ser substituídas.
O resto é simplesmente aparafusado. Recomendo vivamente novas suportes do motor/transmissão, kits de juntas, novas velas Denso Iridium IK22, correias.
Se planeja trocar os cabeçotes originais com J32A2, os pistões J30A1 precisam ser modificados conforme mencionado acima. Você também precisaria das seguintes peças J32A2: base do injetor (coletor inferior) incluindo trilhos de combustível, injetores de combustível, coletor superior e corpo de borboleta e novos prisioneiros do cabeçote.
Palavra final,
Na minha opinião, ou mantenha os cabeçotes/coletor/tb originais ou obtenha um bloco curto J32A2 junto com o coletor superior/inferior e corpo de borboleta J32A2. Esta seria uma escolha melhor, pois nenhum pistão J30A1 ou quaisquer modificações são necessárias, portanto, seria uma troca simples. No entanto, lembre-se de que esta opção é melhor para o supercharger, pois, como mencionado, o soprador Comptech está maximizando a eficiência e seria limitado a funcionar a 8,5-9 psi com esta opção e 10-11 psi com os cabeçotes originais. Esses valores máximos de impulso são usados assumindo um intercooler personalizado adicionado com uma unidade de gerenciamento de combustível como E-Manage.
Também em breve:
Detalhes da troca J32A2/J32A2 (automático) -
para uma lista detalhada de 6MT, procure em outro lugar
Detalhes concretos da troca J35A4/J32A2 (automático)